domingo, outubro 01, 2017

10 Artistas que nunca vieram a Portugal

É inegável que Portugal já se estabeleceu como ponto de paragem para os artistas de Rock mais famosos. Sabendo nós que pelas características geográficas se torna difícil a passagem por cá, a melhoria das redes viárias que ocorreu a partir da nossa entrada na então CEE (Comunidade Económica Europeia) atual União Europeia, ajudou imenso e notoriamente há mais ou menos 30 anos é relativamente fácil a quem vá a Espanha que dê um pulo até aqui.
No entanto há alguns artistas da minha preferência que nunca vieram mesmo e é a 10 desses que vou aqui fazer referência.
Por curiosidade alarguei a pesquisa a Espanha e paises vizinhos e fiquei a saber que nuestros hermanos já puderam ver quase todos os referidos nesta lista.
E começo pelos canadianos Rush, um trio que mantém a mesma formação desde o primeiro álbum (1974), ainda no ativo mas retirado da estrada e que conta com uma carreira que ultrapassa os 40 anos de duração, durante a qual venderam mais de 40 milhões de discos. Nunca tocaram em Espanha e espantosamente uma única vez em França (1 de maio de 1992), mas 34 na Alemanha e 115 vezes no Reino Unido.




Uma das maiores referências para o autor deste blog, também com longa carreira e neste caso com bastantes mudanças de formação, tem origem nos Estados Unidos mas é infelizmente pouco conhecida em Portugal, são os Blue Oyster Cult.
Banda ainda no activo e a fazer digressões regulares, particularmente no seu país natal, esteve seis vezes em Espanha entre maio de 1975 (incrível! num período considerado dourado para eles) e há pouco tempo atrás, julho de 2017 em Barcelona. França viu-os 52 vezes e a Alemanha 99.




Com muito mais notoriedade temos os ingleses Black Sabbath, com carreira começada em 1968 e terminada em fevereiro deste ano num concerto em Birmingham (ver aqui).
Tocaram em França por 21 ocasiões, e têm na história quatro passagens por Espanha sendo que três destas aconteceram no mesmo ano, 1983 na tournée de Born Again com Ian Gillan como vocalista, o que como sabemos foi de muito curta duração.
Os Sabbath tiveram duas datas agendadas para Portugal em abril de 1973 integrados no Cascais Jazz mas cancelados segundo consta na sua página oficial.





Estes Espanha também nunca viu, os Led Zeppelin com uma carreira frutuosa mas de apenas 12 anos atuaram em França por 7 vezes e na Alemanha em 25 ocasiões.





Apesar de longa carreira e atribulações de vária ordem os Allman Brothers Band formados em Jacksonville na Florida deram muitos e longos concertos na maior parte dos anos em que estiveram activos. No entanto pouco vieram até à Europa, o mais perto de nós que estiveram foi em França por duas ocasiões: 1980 e 1991.




Ozzy Osbourne nunca atuou em Portugal, nem com os Black Sabbath nem em nome próprio inclusive no Ozz Fest, festival que apadrinhou e que passou pelo Estádio do Restelo em junho de 2002 e que trouxe bandas como Tool e Slayer.
No decurso da sua interessante carreira a solo foi por 7 ocasiões a Espanha, entre 1989 e 2012.





Os Queen nunca vieram ao nosso país com a sua formação original mas estiveram 8 vezes em Espanha entre 1974 e 1986.



Frank Zappa deu 9 concertos em Espanha, o primeiro aconteceu com os Mother of Invention a 4 de outubro de 1974 em Badalona.



Fleetwood Mac, já com uns espantosos 50 anos em tournée estiveram 7 vezes em França mas além de Portugal no pais vizinho também nunca tocaram.




Tom Petty nunca actuou em Espanha mas deu 6 concertos em França, o primeiro dos quais em 1977 no Pavillion de Paris (que fechou em 1980).



Fontes de informação usadas: páginas oficiais e setlist.fm

Sem comentários: