Mostrar mensagens com a etiqueta Rádio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rádio. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Rádio Planet Rock


Hoje destaco aqui a estação de rádio do Reino Unido Planet Rock que é também titulo para um site e uma revista que apesar de jovem rivaliza em qualidade com a histórica Classic Rock Magazine.
A rádio foi fundada há quase vinte anos, com a primeira emissão em novembro de 1999, e tem uma excelente playlist mas o forte é a sua variada programação que inclui programas de Blues, Americana, passagem de álbuns na integra, uma hora por dia com música escolhida por ouvintes e programas apresentados por artistas como Alice Cooper, Joe Elliot (Def Leppard) e Danny Bowes (Thunder) entre outros.

Da programação, que pode ser consultada na sua totalidade aqui, realço:
- Mojo Rocks com apresentação de Phil Alexander, chefe de redacção da revista Mojo.
- Nights With Alice Cooper com a lenda do shock rock ao microfone.
- Joe Elliott, o frontman dos Def Leppard faz uma seleção de músicas que o inspiraram ao longo dos anos onde há sempre lugar para uma ou outra história à volta dos palcos.
- My Planet Rocks, às 19 horas de cada domingo algumas das maiores estrelas do universo rock escolhem as músicas do seu agrado.

Para ouvir a Planet Rock em pela internet pode usar uma aplicação móvel como a RadioDroid ou um site agregador de rádios online como:

https://www.radio.pt/s/planetrock

http://www.radioline.co/listen-to-planet-rock

https://onlineradiobox.com/uk/planetrock/

segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Estrelas do rock e apresentadores de rádio

Se o panorama radiofónico em Portugal é desolador em termos de conteúdos para quem gosta de rock, com a internet felizmente o nosso horizonte expande-se imenso.
Vou deixar para uma próxima publicação uma seleção de estações de rádio internacionais com boas playlists e desta vez trazer aqui programas realizados por três senhores artistas do universo do Hard/Heavy. 
Os seus programas são do tipo broadcast syndication, uma forma de licenciamento de conteúdos gravados para posterior transmissão, sendo então difundidos por muitas estações de rádio pela América do Norte e Inglaterra.
Começo com Alice Cooper que apresenta Nights with Alice Cooper, por exemplo disponível na inglesa Planet Rock, cuja programação se pode consultar aqui, de 2ª a sábado no período da noite e/ou madrugada.




Sammy Hagar realiza semanalmente duas horas com o programa Top Rock Countdown que a cada edição tem uma temática particular que pode passar por ter música de artistas de determinado signo ou ter o natal ou o halloween como tema. 
Na lista de rádios que o transmitem, disponível no link fornecido acima, estão dezenas de estações dos Estados Unidos. A não esquecer que para o ouvir depois há que fazer as contas ao fuso horário respeitante a cada uma.



Dee Snider (Twisted Sister) apresenta House Of Hair com duas ou três horas semanais focadas na música pesada da década de 1980. Na sua página ficamos a saber que é emitido para várias estações dos Estados Unidos e também do Canadá.




terça-feira, junho 12, 2018

Friday Rock Show com Ian Gillan

Curiosa edição do programa Friday Rock Show (FRS) pois é apresentada por Ian Gillan que faz o trabalho habitualmemte desempenhado por Tommy Vance (o célebre TV on the radio estava de férias) na BBC Radio 1. Gillan é a certa altura coadjuvado aos microfones por Roger Glover já que os Deep Purple se encontravam em sessões para a gravação do disco The House of Blue Light.
Vance foi o principal apresentador deste famoso programa de Hard Rock e Heavy Metal da Grã Bretanha durante cerca de 15 anos, desde 17 de novembro de 1978 até 2 de abril de 1993.
Aqui partilhada temos uma gravação com aproximadamente 90 minutos, sendo que o programa durava duas horas, obtida na página Wiki do FRS que se pode consultar aqui.




segunda-feira, setembro 05, 2016

Há Rock no FM de Espanha

Aproxima-se o final do verão mas ainda é período de férias para muitos portugueses. Em particular para os leitores deste blog que aproveitam para viajar até ao país vizinho quero deixar como sugestão a rádio Rock FM.
Esta estação com estúdios em Madrid emite em cadeia para as principais cidades espanholas tendo mais de quarenta frequências FM por todo o país, além de se poder escutar também online.
Com playlist focada nos grandes sucessos do Rock de todas as épocas é um excelente produto de nuestros hermanos, e prova do seu sucesso é estar como 5ª rádio de temática musical mais ouvida contando 1.030.000 ouvintes (fonte El Confidencial).

Página oficial
Página Facebook
Lista de frequências



Nota: enquanto pesquisava informação e escrevia esta publicação alguns dos artistas que ouvi online na RockFM foram: Coldplay, Queen, AC/DC, Blur, The Doors, Europe, Steve Miller Band, U2.

sexta-feira, novembro 28, 2014

Nunca esquecer o Lobo

Capa do livro O Uivo da Matilha

A propósito da recente edição do livro "O Uivo da Matilha", de Ana Cristina Ferrão e a apresentação do documentário "Uivo" de Eduardo Morais, ambos dedicados a António Sérgio e também numa altura em que passaram 5 anos da sua morte a 1 de novembro, recupero aqui algumas gravações que encontrei no Youtube com o "lobo".


António Sérgio, Radialista (Programa "O Senhor Que Se Segue", 9 Julho 1995):



Trivial Parvoice com António Sérgio / Alvim:





António Sérgio - A Hora do Lobo (genérico)




Som da Frente - Sinais de Fumo




Som da Frente - Sinais de Fumo [Parte 2]




E ainda:

Uma entrevista a Paulo Lázaro a 8 de Junho de 2000 na Rádio Paris Lisboa para ouvir no Podomatic.

No mixcloud temos A Hora Do Lobo, com a última emissão e alguns especiais.

E ainda dezenas de gravações do programa Som da Frente no canal do youtube Lista Rebelde (Som da Frente)


sábado, maio 31, 2014

As 7 Vidas do Heavy Metal.

Tentaram acabar com ele mas a cada vez voltava ainda mais forte.
Refiro-me ao programa de rádio Lança-Chamas que a 6 de Julho de 1985, e após breve interregno, regressava às ondas radiofónicas.
Nesta fase o seu realizador, António Sérgio, tinha o apoio discográfico de Zica, que era o baterista dos NZZN, e que mais tarde teria o seu próprio programa de rádio dedicado ao Heavy Metal na Rádio Marginal de Carcavelos, esta ainda numa fase "pirata".
Além das muitas gravações em cassete que fazia, infelizmente perdidas, eu tinha também o hábito de anotar quais as musicas e artistas que passavam nesta hora 'mágica'.
Fica então aqui o alinhamento musical da emissão deste sábado:

Judas Priest - Pain and Pleasure
Y&T - Open Fire (ao vivo)
Dokken - Tooth and Nail
Overdrive - Swords and Axes
Manilla Road - Open the Gates, Heavy Metal to the World
Motorhead & Girlschool - Please Don't Touch
Bon Jovi - In And Out Of Love
Coney Hatch - Fantasy
Robin George - Showdown
TNT - Seven Seas
Loudness - Crazy Nights
Akira Takasaki - Tusk of Jaguar
ZZ Top - Gimme All Your Loving




sexta-feira, março 19, 2010

A nova grelha da Rádio Comercial... em 1986

Ou seja, nos bons velhos tempos em que se ouvia rádio com especial atenção e muita dedicação.
Esta grelha havia sido iniciada no principio de 1986, e reparem nos nomes que a compõem: António Sérgio, Jaime Fernandes, Luís Filipe Barros, e até Nicolau Breyner e Sérgio Godinho têm o seu espaço.
Curioso é também verificar o número de horas que os realizadores faziam com os seus programas. Muitos apenas uma hora, outros duas e no máximo três, caso do programa da manhã (7-10h). Hoje em dia é bem diferente.
Esta noticia saiu no jornal Blitz nº66, de Fevereiro de 1986.

terça-feira, dezembro 08, 2009

O regresso... dois anos antes do adeus

Em três de Dezembro de 2007 António Sérgio regressava à rádio, desta vez na antena da Rádio Radar, com o programa Viriato 25 entre as 23h e a 1 da manhã.
Que começou assim:


(Extrato da 1ª hora)

download

Dedication #3

quinta-feira, novembro 19, 2009

O metal... a quente

Lança-Chamas
29 de Setembro de 1984, emissão nº50.

Alinhamento:

Diamond Head - Knight Of The Swords
Great White - Out Of The Night, Stick It
Michael Schenker Group - Rock Will Never Die
Billy Satellite - Satisfy Me
Coney Hatch - Fallen Angel, Don't Say Make Me
Witchfynde - Give 'em Hell
Twisted Sister - Stay Hungry
Krokus - Rock The Nation
Aldo Nova - Monkey On Your Back
38 Special - Twentieth Century Fox
Judas Priest - Love Bites, Eat Me Alive



Dedication #2

segunda-feira, novembro 09, 2009

segunda-feira, novembro 02, 2009

António Sérgio (1950-2009)

Os mais atentos a este blog já repararam que quando se fala em programas de Rádio há dois autores/apresentadores que são referências absolutas por aqui: Luís Filipe de Barros e António Sérgio.
António Sérgio faleceu no passado dia 31 de Outubro e deixou para trás uma carreira de 41 anos essencialmente dedicada à divulgação e promoção de música nova e alternativa às correntes comerciais.
Fê-lo aos microfones da Rádio Renascença, Rádio Comercial e desde três de Dezembro de 2007 na Rádio Radar onde mantinha inalterável a capacidade de nos surpreender com as suas pérolas musicais, aquelas "soltas" tão bem escolhidas.
Para o autor deste blog foi de uma enorme influência no adquirir de uma cultura musical própria e o seu desaparecimento deixa um sentimento de imensa tristeza.
Uma certeza fica, nunca mais um microfone será honrado com uma presença tão marcante.

António Sérgio, r.i.p.

Foto de Rita Carmo

terça-feira, abril 14, 2009

Rock em Stock começou há 30 anos

Fez no passado dia 9 de Abril 30 anos que começou o saudoso e bastante referido por aqui programa Rock em Stock.
A propósito desta ocasião aconselho vivamente a leitura de um trabalho de Irene Leite publicado no JPN (Jornalismo Ponto Net) mais concretamente aqui. São três peças interligadas onde se inclui uma entrevista ao próprio Luís Filipe Barros.
É mais um importante contributo para ajudar a compreender o fenómeno Rock em Stock.

terça-feira, abril 01, 2008

Top Rock em Stock

Já aqui referi várias vezes o Rock em Stock, deste programa de rádio trago desta vez um top publicado no jornal Musicalissimo em Outubro de 1980.
Dá para perceber a fórmula do sucesso: Ao misturar AC/DC, Joy Division, Clash, Devo, Trust, Police, etc, numa época em que não havia concorrência (nada de rádios dirigidas a um público especifico como agora) era assegurado que havia algo para o agrado de qualquer tribo musical.
Isto não esquecendo Luis Filipe Barros, o realizador do Rock em Stock, que com a sua forma de comunicar natural, sem formalismos pré-fabricados, era o motor desta emissão.

sábado, janeiro 12, 2008

Memórias de um "Heavy Metal Day"

Este foi o dia em que o Heavy Metal reinou nas ondas de Rádio.
Reparei à pouco que tinha no meu antigo bloco de notas referência a este dia incrível em que os programas da Rádio Comercial se adoptaram de forma a tornar este dia completamente dedicado ao som pesado. Terá sido o auge do Heavy Metal em popularidade, pelo menos na sua forma radiofónica.
Tenho pena de não ter anotado a data mas penso que foi em 1984.
Apontei a hora, os programas e os artistas que foram passando neste dia:

10.00 - "TNT"
Led Zeppelin, Cream, Ted Nugent, Scorpions, April Wine, Rose Tattoo, Deep Purple, Gillan, Whitesnake, Bryan Adams, Saxon, Meatloaf, AC/DC, etc.

13.00 - "Discoteca"
Saxon, Samson, Bon Jovi, Jon Butcher Axis, etc.

14.00 - "Ilha Das Palmeiras"
Talking Heads, J Geils Bnd, Rolling Stones, Foreigner, Scorpions, Motorhead, AC/DC, Loverboy, Jihn Cougar, Iron Maiden, Rainbow, Diamond Head, etc.

15.00 - "O Vapor"
April Wine, Whitesnake,Michael Stanley Band, DeepPurple, Iron Maiden, Scorpions, Billy Squire, Helix, etc.

16.00 - "O Som Da Frente"
Ted Nugent, Rose Tattoo, Diamond Head, Krokus, Motorhead, Blue Oyster Cult, Steppenwolf, Budgie, Blackfoot, AC/DC, Coney Hatch, Loverboy, Van Halen, Trust, etc.


Fora do periodo 10-18 horas não tenho quaisquer anotações.

domingo, dezembro 30, 2007

Lança-Chamas - Prémios 1985

Estamos chegados ao fim de 2007 e é esta a altura do ano em que se fala dos melhores concertos, discos, revelações, etc. A propósito de balanços lembrei-me de recuperar os prémios de 1985 do saudoso programa de rádio Lança-Chamas, já por aqui mencionado diversas vezes.
Recordo que já tinha apresentado os prémios deste programa relativos ao ano de 1983 neste post.

Grupo do Ano: Metallica

Álbuns ao Vivo:
Iron Maiden - Live After Death
Scorpions - World Wide Live
Gary Moore - We Want Moore
Y&T - Open Fire

Melhor capa:
Iron Maiden - Live After Death

Revelação: Pretty Maids

Decepção: Tokyo Blade

Os 10 Melhores Álbuns:
Manowar - Sign Of The Hammer
WASP - The Last Command
Accept - Metal Heart
AC/DC - Fly On The Wall
Loudness - Thunder In The East
Motley Crue - Theatre Of Pain
Angeles Del Infierno - Diabollica
Metallica - Ride The Lightning
ZZ Top - Afterburner
Grim Reaper - See You In Hell

segunda-feira, agosto 20, 2007

1993: A Ultima emissão do "Som da Frente"

Fazem agora 14 anos que António Sérgio fechou as portas do célebre Som da Frente na Rádio Comercial. Foi em 1993 numa sexta-feira dia 13 que acabou um dos mais importantes programas de sempre na história da rádio em Portugal.
Recordo aqui o artigo da autoria de António Pires publicado no jornal Blitz a propósito desta despedida:

quarta-feira, agosto 15, 2007

Estórias da Música

Quem frequenta este blog regularmente já percebeu a minha admiração pelo trabalho de Luis Filipe Barros sobretudo pelo seu contributo para a formação da minha cultura musical nos anos 80 aos microfones da saudosa Rádio Comercial. Barros continua entretanto na rádio com o Ondas Luisianas na Antena 1 e sempre a dar-nos aquela música e aquelas deliciosas estórias associadas às bandas e artistas que foram sucesso nos anos 60, 70 e 80.
Já foram lançados dois livros com estas estórias por Luis Filipe Barros sendo o segundo de nome "Mais Estórias da Música" com prefácio de Francisco José Viegas e podem recolher mais informações sobre esta edição neste link .
Tomei entretanto a liberdade de aqui colocar duas:

- - - - -

Aos 9 dias de vida! Fã...náticos

Em Junho e 2003, inicialmente o casal recusou-se a sair, mas o médico de serviço no concerto, convenceu-os dizendo que ao exporem a sua criança ao som dos AC/DC, poderia ser prejudicial à sua saúde.
Alertada pelos fãs preocupados a policia alemã interveio e abriu um inquérito contra os pais (a mãe tinha 41 anos) por negligência, por terem levado o seu filho de apenas nove dias ao concerto dos AC/DC.
É caso para se dizer que de pequenino se torce o pepino.

AC/DC
www.acdcrocks.com
- - - - -

Piercing na vaca...

Durante o lançamento do álbum "Get A Grip" dos Aerosmith, uma associação protectora dos animais resolveu implicar com o piercing que há na teta da vaca que está na capa do disco.
Com tal polémica a banda admitiu que a vaca levou uma anestesia para entrar na moda dos piercings, e depois recuperou-se no hospital.
Tanta confusão para nada, pois na realidade a capa é pura montagem.

Aerosmith
www.aerosmith.com

quarta-feira, março 21, 2007

Rock em Stock - A memória e as músicas

De volta ao tópico Rádio desta vez vou fazer menção a um programa fundamental para a minha (e para muitos da minha geração) educação e cultura musical , o Rock em Stock.
Entretanto carreguem no play deste leitor e já têm a banda sonora adequada a este post :)



O Rock em Stock começou no dia 9 de Abril de 1979, era transmitido pela Rádio Comercial e pela voz de Luís Filipe Barros investiu desde logo na música mais recente de artistas e grupos pouco conhecidos por cá, acompanhando tudo o que se passava além fronteiras nomeadamente o movimento Punk, a New Wave, e a NWOTBHM (New Wave Of The British Heavy Metal).
Entretanto apostava também no lançamento de novos artistas nacionais e é opinião unânime que contribuiu decisivamente para o "boom" de rock feito em Portugal no inicio dos anos 80, ao passar insistentemente temas de grupos como Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Táxi, Jáfu'mega, GNR, Go Graal Blues Band, Trovante, Roxigénio, UHF, Arte e Oficio, Trabalhadores do Comércio, entre muitos outros. E quando escrevo insistentemente era mesmo assim, ao ponto de passar a mesma música duas ou mais vezes na mesma emissão em particular quando esta era uma grande novidade ou exclusiva do "Rock em Stock" como aconteceu em muitas ocasiões.
No entanto e apesar da seu ponto forte ser a música, a força do programa estava muito na apresentação do "Berros", como ficou conhecido Luís Filipe Barros. Livre, espontânea, divertida, e absolutamente liberta de preconceitos era algo de muito fresco a contrastar com o habitual panorama cinzento da Rádio em Portugal.
Pela apresentação do programa passaram ainda Jaime Fernandes, Rui Morrison, Paulo Coelho, Ricardo Camacho, Bernardo Brito e Cunha e Ana Bola entre outros.
O "Rock em Stock" chegou muito naturalmente a líder de audiências no FM Estéreo e tornou-se num caso muito sério como veiculo para a promoção de discos. Músicas que lá tocassem arriscavam-se a entrar no top nacional de vendas, e aconteceu em alguns casos discos saírem para as lojas com um autocolante a anunciar que tinham estado no nº1 do top do "Rock em Stock". Isto demonstra a influencia que conseguiu obter junto dos consumidores!
Em 1999 foi editado um duplo CD a assinalar os 20 anos do inicio do programa e em 2000 saiu um 2º volume, compostos por temas de artistas como Styx (com tema I'm Ok que era o indicativo), Machiavel, Blondie, Tourists, Ramones, Cheap Trick, Nina Hagen, Devo, New Musik, April Wine, ZZ Top, etc.

Atualizado em maio de 2017 com pequenas correções e nova playlist

sábado, fevereiro 17, 2007

Lança-Chamas (2) - Prémios 1983

Hoje vou mais uma vez recordar o Lança-Chamas, o programa de rádio de António Sérgio António Sérgio(foto ao lado) da década de 80 que só passava Heavy Metal e afins. Era semanal, emitido aos sábados, começou por ter apenas uma hora mas devido à sua popularidade, sobretudo junto dos mais novos, rapidamente passou para as duas horas de emissão.
Num outro post já havia falado da 1ª emissão, desta vez e novamente recorrendo aos meus apontamentos recordo os "Prémios 1983". Uma forma de homenagear os melhores trabalhos do referido ano em diversas categorias:

Grupo do Ano: Judas Priest

Maior Grupo ao Vivo: ZZ Top

Melhor Grupo ao Vivo em Portugal: Whitesnake

Esperanças: Quietriot, Helix, Diamond Head, Queensryche

Os Melhores LP's:
Diamond Head - Canterbury
ZZ Top - Eliminator
Blackfoot - Siogo
Iron Maiden - Piece Of Mind
Black Sabbath - Born Again
Dio - Holy Diver
Y & T - Mean Streak

Def Leppard - Pyromania

quinta-feira, novembro 16, 2006

Sugestão: Q107 - Classic Rock

A sugestão para hoje é ouvir a Q107, uma rádio canadiana que emite online 24h.
Uma excelente companhia para quem tem som no computador e gosta do chamado Classic Rock.
Habitualmente ouvem-se por aqui artistas como: Deep Purple, BTO, Pink Floyd, Steve Miller, Rush, Neil Young, The Tragically Hip, etc.
Muito recomendada é a emissão de Kim Mitchell, o guitarrista/vocalista dos muito saudosos mas pouco conhecidos Max Webster. É aos dias de semana, entre as 2 e as 7 da tarde (hora do Canadá).
Já agora aceitam-se sugestões de outras rádios online.