quarta-feira, março 21, 2007

Rock em Stock - A memória e as músicas

De volta ao tópico Rádio desta vez vou fazer menção a um programa fundamental para a minha (e para muitos da minha geração) educação e cultura musical , o Rock em Stock.
Entretanto carreguem no play deste leitor e já têm a banda sonora para este post :)


O Rock em Stock começou no dia 9 de Abril de 1979, era transmitido pela Rádio Comercial e pela voz de Luís Filipe Barros investiu desde logo na música mais recente de artistas e grupos pouco conhecidos por cá, acompanhando tudo o que se passava além fronteiras nomeadamente o movimento Punk, a New Wave, e a NWOTBHM (New Wave Of The British Heavy Metal).
Entretanto apostava também no lançamento de novos artistas nacionais e é opinião unânime que contribuiu decisivamente para o "boom" de rock feito em Portugal no inicio dos anos 80, ao passar insistentemente temas de grupos como Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Táxi, Jáfu'mega, GNR, Go Graal Blues Band, Trovante, Roxigénio, UHF, Arte e Oficio, Trabalhadores do Comércio, entre muitos outros. E quando escrevo insistentemente era mesmo assim, ao ponto de passar a mesma música duas vezes na mesma emissão, quando esta era uma grande novidade ou exclusiva do "Rock em Stock" como aconteceu em muitas ocasiões.
No entanto e apesar da seu ponto forte ser a música a força do programa estava muito na apresentação do "Berros", como ficou conhecido Luís Filipe Barros. Livre, espontânea, divertida, e absolutamente liberta de preconceitos era algo de muito fresco a contrastar com o habitual panorama cinzento da Rádio em Portugal.
Pela apresentação do programa passaram ainda Jaime Fernandes, Rui Morrison, Paulo Coelho, Ricardo Camacho, Bernardo Brito e Cunha, entre outros.
O "Rock em Stock" chegou muito naturalmente a líder de audiências no FM Estéreo e tornou-se num caso muito sério para a promoção de discos. Músicas que lá tocassem arriscavam-se a entrar no top nacional de vendas, e aconteceu em alguns casos discos saírem para as lojas com um autocolante a anunciar que tinham estado no nº1 do top do "Rock em Stock". Isto demonstra a influencia que conseguiu obter junto dos consumidores!
Em 1999 foi editado um duplo CD a assinalar os 20 anos do inicio do programa e em 2000 saiu um 2º volume, compostos por temas de artistas como Styx (o tema I'm Ok era o indicativo), Machiavel, Blondie, Tourists, Ramones, Cheap Trick, Nina Hagen, Devo, New Musik, April Wine, ZZ Top, etc.

terça-feira, março 06, 2007

Música a bordo!

Sugestionado pelo Music Against The Machine encontrei uma forma interessante de ouvir musica e ao mesmo tempo navegar aqui pelo sótão.
É o elemento playlist que já se encontra aqui no lado direito, cortesia do finetune.
Para já só tem uma playlist, sendo esta dedicada ao programa de rádio dos anos 80 "Rock em Stock", é pois composta apenas com temas que por lá rodavam segundo a minha memória e alguns apontamentos.
Sobre este programa vou falar em breve, entretanto espero que gostem da música!
Proximamente prometo criar outras playlists e com música escolhida mais de acordo com o que gosto de ouvir hoje em dia... mas nem por isso mais nova :)