quinta-feira, janeiro 04, 2007

Concertos em portugal na década de 70

O "Musicalíssimo" foi um jornal de música português que eu comprei bastante no principio dos anos 80. Penso que começou com periodicidade quinzenal e passou mais tarde a semanal saindo para as bancas à terça-feira... como viria a acontecer ao "Blitz".
Surgiu no fim dos "setentas", durou 4/5 anos e passaram por lá nomes como Júlio Isidro, Rui Morrison, Aníbal Cabrita, Fernando Quinas, Humberto Boto, Rui Neves, entre muitos outros.
É deste jornal que recupero esta curiosidade, uma lista de concertos que ocorreram em Portugal nos anos 70.
Factos curiosos:
Os Atomic Rooster na Cova da Piedade(!!!) em 1973, e os Black Sabbath em Cascais no mesmo ano. Procol Harum e Genesis também cá estiveram. Em 1976 não se registou nenhum concerto, mas em 1979 foi uma fartura com Rory Gallagher (este é que eu gostava de ter visto), Ian Gillan, e Stranglers em destaque.

54 Comentários:

Anónimo disse...

Olá atticrock,
Pois é, tanta coisa boa que passou por cá, e nós a vê-los passar (a idade era curta para se poder ir a esses concertos...he he he).
Tenho a ligeira sensação que os Animals tiveram cá em 65, mas não tenho a certeza disso.
Essa lista é bastante boa, mas faltam aí uns concertos em 79 em que eu estive presente. Faltam, o 1º concerto dos Tubes em Portugal no Dramático de Cascais (digo 1º, porque nos anos 80, eles tocaram no já desaparecido, pavilhão do Sporting em Alvalade), concerto dos Dr. Feelgood no mesmo Dramático e ainda o dos Status Quo, também no mesmo sitio que era considerado na época, o Fillmore cá do burgo, eh eh eh.
Todos estes que referi, recordo-me que foram no Verão (quanto às suas datas, só com os bilhetes na mão tas poderia dizer...e os bilhetes, como já te disse em mail privado, ficaram em Lisboa dentro do dicionário), Ah, os Area, tocaram na festa do Avante (que grandes grupos passaram nessa afamada festa no Seixal), e os Stranglers não tocaram na data marcada, pois acho que houve problemas com a aparelhagem, tendo vindo cá no ano seguinte ao Dramático, onde eu também estive presente.
Enfim, memórias de belos tempos.
Gostei imenso deste teu primeiro 'post' neste novo ano.
Parabéns e continuação de um bom blog, como o tem sido até à data.
Até Jazz

AtticRock disse...

Olá Kikas

Esses concertos de Tubes, Dr. Feelgood e mesmo Status Quo deixam-me com inveja de não os ter visto... hehe
Obrigado pela preciosa ajuda ao completares e corrigires esta lista...o "Musicalissimo" não era propriamente o Melody Maker ou o NME...
Isto realmente com os bilhetes a acompanhar ficaria bem nice :)
Ok vai aparecendo e já agora tem um excelente 2007!
Até breve!

Metal&Cª disse...

Xiiii 79 belo ano bela casta!!!
Algures no meio desse verão fantástico nasci eu ;D
Mas não deixo de me roer de inveja especialmente pelos Status Quo e os Area, o resto não faz tanto o meu género ;D
E mais uma vez volto a frisar que aqui estão verdadeiras preciosidades...
Attick obrigado pelas visitas e a ver vamos se os tallica não perdem o rumo ;)
Até breve!

Patrícia

Anónimo disse...

Nesse artigo vem mencionado um concerto de BLACK SABBATH em cascais que tenho quase a certeza que não teve lugar. Alguem me pode confirmar isto? Um anuncio de jornal, bilhete algo? E que sinceramente nao acredito que os Sabbath tenham tocado alguma vez em Portugal. São a minha banda favorita a seguir aos Motorhead e gostava mesmo de tirar isto a limpo. Quanto aos Atomic Rooster em 73 foi o tio da minha namorada que os trouxe cá e quem me dera poder estar la na altura, mais ainda estava para nascer, heheh!

AtticRock disse...

Olá
Curioso, sempre tive este concerto dos Sabbath em Portugal como certo e de facto parece que não aconteceu.
Na página oficial estão duas datas em Cascais mas como tendo sido cancelado:
http://www.black-sabbath.com/tourdates/1973.html
já agora Motorhead é das minhas bandas preferidas de sempre também.

Miguel Ângelo Borja disse...

O concerto dos Black Sabath foi cancelado.

Miguel Ângelo Borja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Ângelo Borja disse...

O Ian Gilan foi no pavilhão dos Salesianos, no Estoril. Excelente.

Karlos disse...

Ora bem pessoal
Antes de mais a festa do Avante nem sempre foi no seixal.
Black Sabbath foram cancelados bem os Jethro Tull. Os Tull eram em 1975, em Cascais, depois dos Genesis. Eu tinha bilhete comprado e devolveram-me o dinheiro.
Espero que a dica refresque memórias.
Até sempre

Karlos disse...

Mais uma
Eric Burdon and The Animals tocaram no teatro Monumental em Lisboa. De momento não recordo o ano.
desculpem tanta informação mas só hoje vi o blogg
Até sempre

AtticRock disse...

Obrigado pela informação extra Karlos.

Karlos disse...

Viva Attic
Para pôr em paralelo com o comentário do Anónimo de 14 de Outubro de 2007 a pessoa que trouxe os Atomic Rooster à Cova da Piedade é meu primo.
Não se veja nisto qualquer pingo de vaidade mas antes o saboroso recordar de memórias de alguém que viveu a juventude nesses tempos e que assistiu a quase todos os concertos que têm sido referidos.
Se não acharem chato um destes dias vou ao sótão, abro o baú e partilho memórias pessoais e informação da época.
Até sempre

AtticRock disse...

Será informação bem-vinda Karlos, um abraço.

Anónimo disse...

Em relação ao concerto dos Black Sabbath, de facto nfoi cancelado porque o baixista partiu uma perna e como tal não podia vir a Portugal tocar...

Seven disse...

Olá! Esqueceram os Vinegar Joe da Elkie Brooks e os Blood Sweat and Tears...ano? talvez 74?... Não me lembro bem...

Unknown disse...

Atomic Rooster, estive lá, na Cova da Piedade. O pessoal era tanto que, literalmente, invadiu o pavilhão rebentando com a porta. Lembro-me dos dois GNRs envolvidos pela multidão e desistindo de qualquer ação de controlo. Uma vez lá dentro foi a loucura. Som inédito em Portugal. Apareci no Musicalissimo, junto ao grupo mais louco do público. Belos tempos.....

António Lagoa disse...

Quem me pode ajudar com uma data ? Em que eu vi os Dr Feelgood num discoteca?? penso que era discoteca eheh na Costa Nova em Aveiro. Até me lembro que se chamava Roskoff... penso ter sido no final dos 70s...

Jodupi disse...

Segundo me recordo, os concertos foram cancelados !!

Anónimo disse...

esquecem os 10 anos do Wudstock no dramatico em 79 ja agora os area tocaram no extinto pavilhão da FIL

Fulcanelli disse...

Olá a todos.
Já agora, vou adicionar umas memórias, pois tive a sorte de assistir a esses concertos.
O primeiro dos Tubes, Genesis, Rory Gallagher, Jim Capaldi (no Coliseu), o primeiro falhado dos Stranglers em 78, Elvis Costello, Roxy Music (no Restelo), Eddie and the Hot Rods (no Coliseu em 77, o primeiro concerto Punk em Portugal), etc., etc.
E os Portugueses, os Tantra, a primeira banda da Lena d'Água (não tenho a certeza do nome, mas acho que eram a Banda Atlântida...), os Soft Machine, os Camel, Joe Jackson, Lene Lovich.... enfim.... bons tempos !

AtticRock disse...

Fulcanelli, obrigado pelo comentário.
Se tiver bilhetes desse concertos e quiser partilhar as respetivas imagens conte com o Rock no Sótão, pode usar o email AtticRock@gmail.com.
Cumprimentos

jmbgouveia disse...

bem hajam todos. o meu primeiro concerto foi Jim Capaldi e o que mais me marcou foi quando meti o unico lsd da minha vida no estadio do farense a ver king crimson e roxy music.. cheers

Anónimo disse...

Esse artigo está claramente desprovido de vários concertos na cidade do Porto. Infelizmente, o desconhecimento dos concertos que se realizaram no Porto no pavilhão Infante sagres e pavilhão do Academico por jornalistas ligados à musica, mas sediados na capital foi tremendo durante 3 décadas. Rory Gallagher tocou por exemplo no Infante Sagres...e muitos mais

joao neto disse...

estava a procurar a data do concerto do rory gallagher e dou com o rock no sotao,e nao consegui deixar de vos mostrar dois grupos que pra mim foi do melhor que vi em portugal entre muitos que tive o previlegio de ver.
RORY GALLAGHER
CHUCK BERRY.

Apreciem
Jneto

joao neto disse...

ola a todos,
estava a procurar a data do concerto do RORY GALLAGHER e dei com o vosso blog.nao resisti a vos mostrar dois bilhetes dos concertos que pra mim foram que gostei mais alem de outros que vi,envio duas fotos ,RORY GALLAGHER,CHUCK BERRY.

APRECIEM
Abraçosjneto

Unknown disse...

afinal há mais gente a conhecer black sabbath q aquilo que eu pensava.

Jose Julio _Seiça disse...

Claro. Os Black Sabbath no Coliseu dos Recreios de Lisboa, mas a fronteira de Elvas não deixou
o som na banda seguir para Lisboa.

Unknown disse...

Não tenho ideia acerca dos Black Sabbath, mas lembro dos Soft Machine, Amon Douul. E os Stranglers que 1 ou 2 anos antes a banda cancelou o concerto devido a erro da organização em contratar potência eléctrica suficiente para suportar o concerto. Em 79 os Stranglers voltaram a Cascais com 2 concertos e no último com fogo de artificio na baia de cascais.

Maria Lourenço disse...

Eu vi quase todos os concertos desde que começaram no dramático de cascais. tinha os bilhetes todos colados no tampo de uma escrivaninha enorme que alguem teve a triste ideia de recuperar a escrivaninha e nem me questionar se queria os bilhetes. lembro-me bem do concerto dos Black Sabbath ter sido cancelado
Recordo-me tb dos UFO, Van Halen, Wilkon Jonhson and the Solid Thunders, de todos os que já foram aqui falados. Lembro-me que Lene Lovich ganhei o bilhete e uma tshirt num concurso do Rock and Stok. Vi Nina Hagen. Mais... Led Zepplin, Cars, Talking Heads...e muitos que já nem me recordo

AtticRock disse...

Que pena ter ficado sem os bilhetes, em melhor ou pior estado ainda guardo todos os meus.
Os últimos três nomes que refere nunca atuaram em Portugal. Os Van Halen penso que vieram cá apenas uma vez, em junho de 1995.

Unknown disse...

Só uma pequena alteração os Tubes tocaram primeiro em cascais e só depois no Pavilhão Alvalade estive presente nos dois e tenho os bilhetes

Unknown disse...

Tempo de concertos em Lisboa nos anos 70 e 80, passou pelo pavilhao do restelo onde Dr. Feelgood e Wilco Johnson marcaram presença assim como Elvis Costelo, Lena Lovitch, Uriah Heep assim como no Estadio do restelo com Police, King crimson, rod stewart o Roxy Music.
Em Cascais na decada 70 o jazz era rei onde vi Albert King, os portugueses Araripa (1. banda portuguesa a tocar no Caascais jazz) com carlos zingaro, Ze eduardo e ze da cadela o grande Dexter Gordon. Na area do rock com Genesis, Supertramp, Amon Dull, Roy gallagher Peter gabriel com os simple Mindes a fazer 1. parte que ninguem conhecia. Os Stranglers vieram no diaa 15/7/79 mas nao houve concerto por questoes de audicao vieram no ano seguinte tocar o Ratus Norvegicus e houve fogo de artificio na baia. Na praca de touros houve um festival com a 1. apresentaçáo dos UHF com os 999 e os teodrop Explodes (Onde tocava a Annie lennox e dave Stwart dos Euromithcs . O dramatico cascais em 80 continuava com Joe jackson os Dexy Midnight Runners . Quanto aos Tubes tiveram em cascais e Alvalade com 9 nos gajos em palco e até uma mota levaram palco. Enfim tao boas recordaoões . Sem esquecer o Coliseu com os Pogues, Pixies, Cocteau Twins.. Aos mais recentes no novo seculo: Nck cave, radiohead, david Sylvian. Nine Inch nails, Tindersticks...a Aula Magna. Antony o Devendra Banhardt ou DEUS. ben harper tantos tantos.. Musica é vida




Isabella disse...

Andava à procura de coisas sobre os Atomic Roosters na Cova da Piedade, o meu primeiro concerto tinha 12 anos e vejo este blog... que saudades e ver que há mais gente como eu que não falhava um, fosse em Cascais, no Estoril, Lisboa,Faro, Lagos, por exemplo Dr Fellgood, Avante na Tapada da Ajuda e um ano em Loures mas não vi ninguém a falar de Vilar de Mouros...o nosso Woodstock?
Stanglers, You 2 com um muito jovem Bono a trepar às luzes com uma bandeira depois de fugir aos técnicos de som e seguranças, Durruti Collum e Sun Ra para não falar dos muitos e bons grupos portugueses que por lá passaram.
Também em Vila Franca de Xira um festival com Xutos e pontapés, com o Tim a fazer mortais em palco e a Adelaide Ferreira a cantar baby suicida e a malta a ficar com os óculos e ela quase sem camisa..e depois os concertos em que trabalhei, centenas do jazz a Pain Kiler, napalm death ou Sonic Youth passando por Milton Nascimento,Pat Mathiny ou Ermeto Pascoal, um génio ao nível de Frank Zappa...se a minha memória fosse melhor as estórias que podia contar, bilhetes tinha alguns foram numa escrivaninha, sim tb eu lol, mas era raro pagar, principalmente em Cascais, um dos porteiros era o Seixas do 2001 e não tinha pedalada para aquilo, outras vezes entrava com a ajuda das garrafas surripiadas no backstage do concerto anterior...enfim a música é que importa, e os músicos...

AtticRock disse...

Este post é sem dúvida o mais popular deste blog que já conta com 14 anos!
Nestes tempos em que não há concertos é quase cruel recordar tantos grandes nomes que já tocaram em Portugal.
Haja esperança num futuro próximo com muita e boa música ao vivo.

Anónimo disse...

Ao ler certos comentários fico espantado com a ignorancia que por aqui vai. Por exemplo, os The Stranglers tocaram pela primeira vez em Portugal, no Pavilhão do Academico, no Porto, em 1979. O 1º concerto dos Ramones foi no Porto. O 1º concerto de Iggy Pop em Portugal foi no Porto. O 1º concerto dos UFO foi no Porto. O 1º concerto dos Thin Lizzy em Portugal foi no Porto. O 1º concerto dos Iron Maiden foi no Porto. Os Uriah Heep tocaram pela primeira vez em Portugal, no Porto. Os Dexy Midnight Runners tocaram pela primeira vez em Portugal, no Porto. Os incriveis Amon Düül tocaram pela primeira vez em Portugal, no Porto. The Gillan Band tocou pela primeira vez em Portugal, no Porto. Os Nazareth tocaram pela primeira vez em Portugal, no Porto. Elvis Costelo tocou pela primeira vez em Portugal, no Porto. Lene Lovich tocou pela primeiraz vez em Portugal, no Porto etc tec. Tenho 59 anos e assisti a este todos. Curiosamente apenas falam no Pavilhão do Dramatico de Cascais e esquecem-se que no Porto, o Pavilhão Infante Sagres recebeu tanta e tanta banda que assisti, para além de não falar do Pavilhão do Academico, Bessa e Antas. Em Lisboa desconhecem a história dos concertos em Portugal? Pelos vistos, parece até o blog. Enfim.

Carlos disse...

AtticRock, obrigado pelo seu blog e também estou de acordo quando diz que este post ser o mais popular. Daqui partimos para longas viagens memoriais. Por falar nisso, por acaso haverá alguém que se lembre em que anos foram os concertos um dos IF no Monumental e outro do Brian Auger em Alvalade? Obrigado e fiquem bem.

Unknown disse...

Elvis costello no Pavilhão do , sem quebra ecos foi uma bela bostaBelenenses

Rena disse...

Estava e foram vendidos bilhetes nas o concerto foi anulado por doença do ozzy

Anónimo disse...

O concerto foi cancelado. Eu tinha bilhete e fui reembolsada.

Unknown disse...

Estive lá realmente um som de.merda sem o tal quebra ecos. 😫👍🏽

Rui Silva disse...

Ainda não li nada sobre os concertos em Cascais de Lou Reed. Só eu é que vi 😁

Anónimo disse...

E qual foi o concerto com maior assistência? Muito mais de 100 mil: Dexys Midnight Runners na Festa do Avante, 6 de Setembro de 1981, 2 meses depois do seu concerto em Cascais.

David/palácio-vilar disse...

Marilyon,camel,nazareth,iron mayden

Anónimo disse...

Os motored também tocaram no i.sagres tal como tubes e strangles . e MT mais eu estava lá.

Anónimo disse...

Ian gilan tocaram no pavilhão do académico do porto.

Anónimo disse...

Eric Burdon tocaram no pavilhão i.sagres no porto e eu estava em todos.F.mirra

Anónimo disse...

Esses tocaram todos no I.sagres no Porto F.mirra

Anónimo disse...

O primeiro conserto no l.sagres se não estou enganado foi a banda alemã Amon dull seg.de Rory Gallagher eu estava lá.Rock and roll Forever.F.mirra

Anónimo disse...

Igualmente amigo música e vida.vi isso tudo aqui no porto lncluindo Vilar de mouros.inesquecivel..abraço.F.mirra

Anónimo disse...

Tens toda a razão eu estava lá.abraço eu tenho 67 anos e vi isso tudo.

EdaA disse...

Parabéns pelo blog.
Desde stranglers falhado em 1979, creio, vi grande parte destas pérolas.
A lista é inesgotável.
Só duas referências: (i) Não esquecer a lista de quem actuou no Rock Rendez-Vous (xutos, Heróis do mar, etc..); alguém tem? (ii) Echo & The Bunnymen no Restelo, possivelmente o melhor concerto que vi em termos de simbiose tribo/banda.
E obrigado pelo blog

Paula Bernardes-Silva disse...

Festival de Jazz de Cascais, fui a todos, embora no primeiro só tenha ido um dia. Já não me lembro em qual dos anos, à saída houve carga policial e lá tivemos de andar a correr à frente dos cães polícias. Também no Dramático de Cascais, grávida de 5 meses , todo o concerto em pé, embora estivesse na bancada, os Genesis, com o magnífico Peter Gabriel, "The Lamb lies down on Broadway"! Tremendo! Mas tirando o Jazz, o meu primeiro concerto foi o dos Procol Harum, em 72, também no Dramático. Experiência incrível, embora tivesse começado com muito mais de uma hora de atraso! No Dramático, também vi os Tubes - o primeiro (e acho que o único) concerto a que fui sozinha! Dos que se falaram aqui, também vi os Roxy Music no estádio do Belenenses. Até gostei (como quase toda a gente, tinha um fraquinho pelo Brian Ferry), mas quem me encheu as medidas foram os King Crimson, que fizeram a primeira parte!
P. S. - Se alguém souber quem foi o guitarrista que fez a primeira parte dos Procol Harum, gostava de saber. É que adormeci, em pé, e não faço a mínima ideia de quem ele era!.

Paula Bernardes-Silva disse...

Eh! pá, que chatice! Deixei aqui um longo post e desapareceu! Agora não tenho paciência para o escrever de novo. Foi giro este passeio pela memory lane.

AtticRock disse...

Não desapareceu, tem é de passar pela aprovação devido ao spam que se tenta infiltrar nos comentários.
Boas memórias, Paula!
Entretanto descobri que houve dois concertos dos Procol Harum em Cascais, ambos em fevereiro de 1973, ao contrário do que vem escrito no artigo.

https://procolharum.com/99/ph_aal_portugal73-mrlc.htm
https://guedelhudos.blogspot.com/2015/02/procol-harum-ha-42-anos.html