segunda-feira, dezembro 18, 2006

Memória de 1990: Whitesnake em Cascais

Mais uma recordação de um concerto acompanhada de um artigo referente ao mesmo. Desta feita o primeiro que eu vi dos Whitesnake (de um total de 4), a 8 de Agosto de 1990. Era a segunda vez que David Coverdale actuava em palcos nacionais, a estreia havia sido em 1983.
Para a história ficou um grande concerto de Hard Rock, na formação dos Snake alinhava um guitarrista de nome Steve Vai que fez valer bem os seus créditos.
Num pavilhão praticamente lotado (cerca de 8 mil pessoas) e em pleno verão pode dizer-se que este concerto foi muito "quente".
Do já desaparecido jornal A Capital do dia seguinte ao espectáculo recupero esta crónica:



14 Comentários:

Anónimo disse...

Olá atticrock,
Pois é, eu não estive neste concerto mas estive no de 83...eh eh eh. O que me recordo, é que foi um grande concerto, e como não podia deixar de ser, era imperioso que eu os visse, já que naquela altura, os membros dos Deep Purple, tinham cada um (excepto o Roger Glover e o Ian Paice), as suas bandas...vi a Ian Gillan Band no Coliseu dos Recreios e os Rainbow já não me lembro bem aonde, seria Coliseu? Seria Dramático de Cascais?? não me lembro...é que já lá vão, qualquer coisa como, mais de 20 anos.
Sei é que desde 79 com os Tubes, nunca mais parei de ir a concertos. Olha, aliás até te queria propor uma coisa a iniciar no próximo ano e que é a seguinte : eu tenho quase todos os bilhetes dos concertos a que fui...estão em Lisboa, em casa de minha Mãe, mas como vou lá passar o Natal, vou trazê-los de vez, aqui para os Açores. Gostaria de saber se estavas interessado em fazer uma secção ou algo do género, com publicação de esses mesmos bilhetes como tema, em que ir-se-ia colocando um bilhete por semana ou por dia, ou como melhor aches, aqui, nessa tal secção que poderia chamar-se "Recordações" ou algo do género. Que achas?? Se quiseres envio-te um mail para ficares a saber qual é o meu e-mail e para acertarmos agulhas. Vá um abraço e um até jazz.

PS : já me esquecia, claro está que, neste século XXI, fui ver duas vezes os verdadeiros Deep Purple (excepto o Ritchie Blackmore, que foi substituido pelo Steve Morse).

AtticRock disse...

Olá kikas

Obrigado pela visita e pela sugestão, depois trocamos pormenores por email então.
Lembro-me de ler na Música e Som e no jornal Musicalissimo crónicas dos concertos que referes... Tubes, Gillan, Rainbow, etc. mas só comecei a ir a concertos em 86 com Maiden/WASP sobre o qual alias já fiz um post.

Abraços e até breve

Anónimo disse...

Ai é nestas alturas que me roou de inveja...vão se os dedidos todos!! Que dor de cotovelo...;)
Isto de nascer nos finais de 70, ser mulher e viver numa epoca como os 80 numa familia tradicional, teve que se lhe diga....
É nestas alturas que recordações como a tua, dos whitesnake e dos motorhead que me tiram do sério!
Axo que a unica vez que senti realmente um niquinho do que é o poder do Rock foi em 96 (axo eu) com o cocnerto do Bon Jovi/ Van Halen. Gd energia não esquecerei nunca...
Brilhantes estes teus post sobre gds concertos! ;)
keep it true!

Anónimo disse...

Oi Metal cª,
Isto de se ser assim a dar para o novito, até não é mau de todo. Quando tiveres a minha idade, e ouvires ou veres alguém assim a falar como tu, vais sentir-te a dar para o velho. É verdade, já cá cantam qualquer coisa como 43 anitos, mas podes ter a certeza que a cabecinha é de 20, mais coisa menos coisa. Agora penso que, se eu tivesse 20 anos no Woodstock, hoje em dia, ou já tinha morrido, ou então tinha perto de 60 anos...o que é um tanto ao quanto assustador. Mas isso também não interessa, pois eu também roou-me de inveja de quem assistiu a Hendrix, Woodstock, Ilha de Wight, Monterey, Zappa, Zeppelin, etc etc. Enfim, cada coisa a seu tempo...(eu também me sinto deslocado quanto à musica que ouço, que é dos anos 60 e 70). Nunca é tarde para se ouvir boa música e penso que é isso que importa, o resto é paisagem.
Vá um abraço ou beijo (como queiras) para ti, e don't give up em ouvir o que te faz sentir bem.

AtticRock disse...

Pois o kikas tem toda a razão, o melhor mesmo é aproveitar as coisas na altura em que elas nos surgem e mais tarde (se possível) recordar.
Também estive nesse concerto de Bon Jovi mas somente para ver Van Halen, que, penso eu, nunca cá tinham estado.
De qualquer maneira de certeza que já ficaste com a ideia do que é um concerto de peso, pelo menos em termos de som e aparato.
Mias uma vez obrigado pelas palavras de incentivo em relação ao blog :)

Metal&Cª disse...

É Kikas tenho o péssimo hábito de me lamuriar dos meus "imberbes" 27 anos com muitas lacunas pelo meio lolololo :). O convivio sempre com pessoal mais velho dá me assim um gosto por aquilo que hoje já não anda tão em voga...
Com 10 anos começar a ouvir Janis joplin, cosby and nash e outros que tais numa época em que todos vibravam com o michael Jackson ou o MC Hammer...foi um bocado diferente! ;)
Algures entre os finais dos 90 acho que me fartei e me perdi pelo meio virando me para coisas mais tipo jazz, soul e R&B o que até nem estava muito longe se se considerasse o meu gosto por blues, Jimi hendrix etc. Adiante...
Como vêem sou muito eclética lolo mas com uma gd paixão pelo Rock, o Hard e os generos mais melodicos como AOR, Glam, por aí...
Mas de todo me lamento da idade que tenho lamento me isso sim de hoje em dia ninguém (entenda-se os senhores das produções de espectaculos) investirem nestes géneros e previligiarem mais o metal, o gotico e o underground (eu não desgosto mas não é a minha onda!). Se dermos uma espreitadela existem ainda gds bandas a trabalhar, e novos talentos que podem ser aproveitados....mas o tuga tem dom para bater na mesma tecla e isso irrita-me um bocado!
Pode ser que 2007 seja diferente...
Cheers!
Boas Festas e o melhor para 2007!

Anónimo disse...

Nesta altura os Whitesnake estavam em excelente forma, lembro-me perfeitamente deste concerto, mas o melhor foi sem dúvida o de 1983 também em Cascais.
Por acaso não há por aí uma santa alma que tenha gravado estes concertos?
Do concerto de 1983 tenho apenas um pequeno excerto (cerca de 20 minutos).
Os meus parabéns pelo blog!

Carlos Almeida / Patricia Almeida disse...

Grande concerto !!!
Fui a ultima da hora com a namorada da altura .... Grande noite !
Inesquecivel!

belanzy disse...

boa noite....
e que concerto..eu fui ao de 1990 era ainda uma miuda,já não me lembro se este foi o 1º ou o 2º concerto ke vi a sério...ou este o dos bom jovi...fantastico

Paulo disse...

Gostei muito do blogue. Colecciono bilhetes dos conertos de música, em especial, os realizados no Pavilhão Cascais. Quer vender os que possui? alguem quer vender esses pequenos pedaços de papel? podem-me contctar pelo endereço coleccaobilhetes@gmail.com. Obrigado

Rui Franco disse...

Ainda anteontem estive a organizar os bilhetes que tenho lá para casa. Este, por acaso, ficou desfeito a partir de metade da foto da banda por causa do suor. Eram os tempos em que as coisas só tinham piada lá bem à frente! :))

Unknown disse...

Eu também estive nos concertos que descreves com um amigo que já não vejo à mais de 20 anos que se chama Kikas (já agora o Rainbow atuou em Portugal em 3 de dezembro de 1982, no Dramático de Cascais, com primeira parte das Girlschool e Alarme).
Juca

Unknown disse...

Kikas,
Eu estive nos concertos a que te referes com um amigo que já não vejo à mais de 20 anos que se chamas "Kikas", e fomos colegas de turma no Liceu Gil Vicente em Lisboa.
O meu nick é Juca.

AtticRock disse...

Juca, os comentários do Kikas foram feitos aqui já há cerca de 8 anos... não tenhas muita esperança numa resposta.